quarta-feira, 3 de junho de 2009

Derivação automática

Qual a melhor forma para derivar uma função? Pensando sobre essa questão, a primeira referência que me veio à cabeça foi a das notas de aula da disciplina de Metódos Numéricos (ou no link em memória cache do google), acredito que seja da Pós-Graduação, do departamento de engenharia química da UFRGS. Infelizmente não sei quem foi que escreveu a apostila.

A solução que mais me chamou a atenção foi a da Derivação automática. Pelas razões encontradas na tabela das notas de aula:

e pela existência de um código fonte disponível para FORTRAN que efetua tal operação.
Trata-se do AUTO_DERIV, desenvolvido por S. Stamatiadis, R. Prosmiti e S. C. Farantos, da "University of Crete" (Grécia) e do "Institute of Electronic Structure and Laser Foundation for Research and Technology - Hellas".

O código permite calcular a primeira e a segunda derivadas parciais de qualquer função contínua com muitas variáveis independentes. Além disso, a função a ser derivada pode depender de outras várias subrotinas ou funções escritas em linguagem Fortran 90 ou 77.
Um artigo completo sobre o código fonte está disponível.

O código fonte (+ exemplos) pode ser baixado direto por este link retirado deste site, ou pelo site http://cpc.cs.qub.ac.uk/summaries/ADLS, que parece estar fora do ar por algum tempo.

Qualquer dúvida sobre a utilização do programa pode ser colocada em comentários aqui ou na comunidade do orkut: Fortran 90/95/2003 BR.
Até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário